Observatório Vida Nova

Conheça o nosso dia-dia com Pamella Kawano 

 

_______________________________________________________________________________________

conferencia.jpg

16ª Conferência  Nacional de Saúde

 

 

No dia 07 de Agosto foi o término da 16ª Conferência Nacional de Saúde Conselho Nacional de Saúde.

A conferência teve como intuito a luta e resistência em defesa do SUS e a melhoria dos serviços de saúde. Estiveram presentes 5.388 delegados da saúde, usuários, trabalhadores e convidados de todo o Brasil. O MOPAIDS( movimento paulistano de luta contra aids) esteve presente nessa conferência com o mesmo intuito, lutando contra o desmonte do departamento de Aids  e seus serviços.

 

 

 

WhatsApp Image 2019-08-01 at 09.43.03.jpeg

Reunião Mensal com os agentes de prevenção do Instituto Vida Nova

 

Hoje dia 01 de Agosto iniciamos o mês com a reunião mensal com os agentes de prevenção e recebemos novos agentes para acrescentar na equipe do instituto. A reunião tem como intuito a melhoria do atendimento, capacitação e interação.

 

 

 

familia-2.jpg

Grupo de Convivência do Instituto Vida Nova

 

O Grupo de Convivência que é realizado todos os meses no Instituto Vida Nova, é uma forma de aproximação e troca de experiências, o presidente Jorge idealizou esse projeto com a intenção de conhecer e aproximar todos que frequentam a Instituição.
No último sábado dia 27 de julho a temática foi sobre

"O que significa família", foi um momento de reflexão para percebermos a importância da família e que não é apenas uma constituição pai, mãe e filhos. Família são aquelas pessoas que convivemos diariamente, que nos estendem a mão e nos apoiam, esse tema fez com as pessoas trocasse experiências e refletissem sobre a importância familiar no cotidiano.

O GC (grupo de convivência) em todas as reuniões é abordado uma temática diferente, proporcionando uma interação, aproximação e conhecimento.

 

 

IMG-20190718-WA0013.jpg

Instituto Vida Nova veste amarelo - Julho Amarelo mês de combate as hepatites virais.

Com balões amarelos o Instituto Vida Nova em apoio a campanha Julho Amarelo, promoveu ação de orientação sobre as hepatites virais durante todo o dia na Estação da CPTM Barra Funda

A ação se faz necessária, uma vez que mais de milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C e não possuem conhecimento de que portam o vírus. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C.

Cerca de 1600 pessoas foram abordadas diretamente pelos agentes de prevenção e receberam orientações onde e como acessar os serviços de saúde para testagem e tratamentos; 1500 kits foram disponibilizados com materiais informativos e insumos de prevenção, a equipe também ofereceu autoteste para HIV.

Hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Pode ser decorrente de várias situações, sendo as causas mais frequentes as infecciosas (ex: virais), tóxicas (ex: álcool), medicamentosas, autoimunes, etc, sendo as mais comuns as do tipo A, B e C.

28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a data foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2010 e visa a conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

A vacina para hepatite B é gratuita e está disponível em mais de 60 mil postos de saúde em todo o Brasil. Ainda não existe vacina para a hepatite C, porém o paciente pode realizar o tratamento pelo SUS, cujo índice de cura é superior a 90%.

 

 

WhatsApp Image 2019-07-17 at 08.51.55.jpeg

Palestra no Núcleo Boracea sobre HIV 1, HIV 2 e combinações danosas

 

No dia 16 de julho a agente de prevenção Isabel Balla ministrou uma palestra no Núcleo Boracea, localizado na Barra funda. A palestra teve como tema HIV 1, HIV 2 e combinações danosas. O Núcleo Boracea atende aproximadamente 1200 pessoas mensais.

 

 

WhatsApp Image 2019-07-12 at 09.22.53.jpeg

Seminário de atualização da rede sobre Hepatites Virais

 

 

No dia 11 de julho a agente de prevenção e palestrante Isabel Balla, participou de um Seminário de atualização da rede sobre Hepatites Virais, realizado no Centro Cultural Adamastor em Guarulhos- SP. 
Esse evento abordou sobre protocolo clinico e diretrizes terapêuticas 2019 para tratamentos das Hepatites B e C, medicação, implantação de exames de Hepatite e promoção em relação a saúde.

 

encontro.jpg

 

Instituto Vida Nova marca presença no Encontro Regional de ONGs/Aids Sudeste

 

Instituto Vida Nova marca presença no Encontro Regional de ONGs/Aids Sudeste - 9º ERONG é realizado no Rio de Janeiro e expõe o projeto Transprevenção e o projeto Agora você Está Pronto.
Fóruns de ONGs/Aids e delegados de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e observadores participam do evento entre os dias 29 a 30 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O evento reuniu ativistas do movimento de aids e redes de pessoa com HIV/aids e Programa Estadual de DST/Aids – RJ.
Os eixos debatidos foram - Atenção, Assistência e Garantia de Direitos; Prevenção às ISTs/HIV, Financiamento, Controle Social e Incidência Política. Pará além dos eixos, houve reflexões e propostas sobre a conjuntura do movimento de aids, fragilidades e desafios frente ao novo governo e política de HIV/Aids.

 

WhatsApp Image 2019-07-02 at 09.49.32.jpeg

 

As agentes de prevenção do instituto Viva nova preparam Kits para distribuição

 

As agentes de prevenção do Instituto Vida Nova estão preparando os kits com informativos e preservativos para uma ação que ocorrerá dia 18 de julho na estação Barra Funda. Essa ação tem a temática Hepatite, e o horário será das 10:00 ás 14:00.

 

 

 

 

reunião 2.jpg

 

Reunião mensal com os agentes de prevenção do Instituto Vida Nova

 

Agentes de prevenção em reunião mensal para avaliar, planejar ações de prevenção e capacitação continuada.

 

reunião.jpg

 

Reunião com a equipe de Transprevenção 

 

Equipe Transprevenção em planejamento para novas rodas de conversa e articulações com os serviços de saúde z e proteção para pessoas trans nos municípios de Ferraz, Suzano e Itaquá.

 

 

Vida-Nova-768x576.jpg

Camarote Solidário arrecada 3,5 toneladas de alimentos e 10 ONGs são contempladas com a doação

 

O Instituto Vida Nova foi contemplado na 17º edição do Camarote Solidário e já receberam alimentos. “O Camarote muito tem contribuído para os menos favorecidos, em especial, para as famílias assistidas pelo Instituto Vida Nova. Ações como esta nos dá a credibilidade e responsabilidade em compartilhar os alimentos para uma população carente do extremo leste do município de São Paulo. Diante de tantas dificuldades, estes alimentos chegam na melhor hora, muitas famílias serão contempladas. Só temos a agradecer por mais um gesto solidário da Agência de Notícias da Aids”, disse Américo Nunes Neto, fundador da instituição.

 

arraia vida nova.png
festa castro 2.jpg

Festa LGBTQI+ arrecada fundos para apoiar instituições

Desta vez, a produção usa a Vila dos Galões no tradicional bairro da Mooca — local perfeito para festas com edificações industriais com uma inspiração rustica em tijolos.

O evento, aconteceu no dia 19 de junho, em São Paulo, com o slogan “O orgulho nunca termina” como tema social e reverteu 100% do lucro para duas instituições, Instituto Vida Nova e Casa 1 de apoio à população LGBTQI+.

Dezenas de pessoas envolvidas entre organizadores e patrocinadores juntos em prol de uma causa social promoveram a festa para centenas de pessoas curtiram a Castro Solidária.

“Diante da atual conjuntura da política de governo com redução de recursos para ações sociais; possuir esse espaço na Castro é muito importante para nossa instituição é a uma oportunidade de a arrecadar recursos para manter a instituição durante o ano. A iniciativa é primordial, infelizmente outras casas LGBTQI+ não tem essa missão como a Castro.” Afirma Jorge Eduardo presidente do Instituto Vida Nova

A Festa Castro traz em seu nome uma homenagem ao famoso bairro de São Francisco, nos EUA — considerado o bairro gay mais famoso do mundo. Assim, a produção busca recriar a atmosfera colorida do local, que representa o respeito à diversidade de orientações sexuais e de gênero.

“A Castro nasceu pelo desejo de liberdade, da sede pelo “e” em vez do “ou”, sempre somando! Vamos viver nossa liberdade e gritar mais alto do que nunca. Que esse grito de liberdade não seja abafado e que possamos sempre ser nós mesmos todos os dias. Juntos podemos ajudar durante meses, até um ano, milhares de pessoas.” Foto Lucas Santana “” #prideneverends  20/06/2019

 

 

 

WhatsApp Image 2019-06-10 at 09.27.42.jpeg

Canal Vida Nova com você

 

Cenário para gravação do canal Vida Nova com você. O canal tem como objetivo transmitir informação de uma forma descontraída, abordando temas como HIV/AIDS, Prevenção às IST Infecções Sexualmente Transmissíveis, Ativismo, Saúde e Cidadania. Curtem e compartilhem o canal, chegando a 500 inscritos ocorrerá sorteios e premiações.

 

WhatsApp Image 2019-05-24 at 09.46.35.jpeg

Ação para o Dia dos Namorados

 

Os agentes de prevenção do Instituto Vida Nova, iniciaram os preparativos para a Ação do Dia dos Namorados, estão organizando Kits para a distribuição e todos os kits contém preservativos femininos, masculinos e informativos, tudo isso para manter tanto os casais quanto o resto da população informados em relação ao modo de prevenção e o cuidado com a saúde sexual. 
A ação para o Dia dos Namorados ocorrerá no dia 12 de junho e  será na parte interna no metrô Itaquera, a estimativa é de realizar a distribuição de aproximadamente 1000 á 1500 kits.

 

marcos 123.png

O Vice Presidente do Instituto Vida Nova, nos fala sobre suas expectativas e anseios para essa nova etapa da Instituição

 

Eleito Vice presidente do Instituto Vida Nova Marcos David, que é agente de prevenção, auxilia nos monitoramentos e realiza ações com outros agentes, nos conta um pouco sobre suas expectativas para essa nova etapa da Instituição

"O papel de vice foi uma surpresa, não esperava esse convite apesar de que já fiz parte do conselho fiscal há muito tempo atrás, estou a 20 anos no Instituto Vida Nova, foi uma surpresa muito grande receber esse convite do Américo.
Vai ser um desafio muito grande,temos uma grande demanda aqui no Instituto Vida Nova . O maior desafio vai ser trazer mais sustentabilidade para a Instituição para que o Vida Nova caminhe um pouco mais rápido, para que a gente possa ter uma tranquilidade na parte financeira, ter um ótimo atendimento para clientes novos, um excelente convívio com todos. Vou a luta, vou doar o máximo de mim, para fazer a vice-presidência erguer um pouco mais"

 

 

22007908_413252009072534_4020731182349601535_n.jpg

Alexandre Sarkasian é o 2º Secretário do Instituto Vida Nova

 

Alexandre Sarkasian foi convidado para ser o 2º Secretário da Diretoria, em conversa, ele nos conta em relação a esse cargo no qual foi convidado a participar
"Eu cresci na Ong, e fazer parte da Diretoria é gratificante e eu só tenho que agradecer, para mim o mais importante é o que vou fazer nesses quatro anos,eu vim para fazer diferença e é isso que eu quero, trazer o empoderamento para a população da zona leste. É muito importante que as pessoas sejam empoderadas, lutar pelos seus direitos. Minha expectativa é muito grande, tenho muitas coisas novas para trazer, pensamentos novos em relação a tudo no Instituto, como 2º secretário é poder suprir todas as necessidades que o Instituto Vida Nova tiver".

 

 

Ariana Wruck.jpg

Conheçam a nova Diretoria e Conselho Fiscal do Instituto Vida Nova

 

No dia 25 (sábado) foi realizado Assembleia Geral para a nova diretoria do Instituto Vida Nova, conheça um pouco de cada integrante.

Ariana Wruck foi eleita a 2ª tesoureira do instituto Vida Nova, ela nos conta as expectativas e anseios para essa nova etapa de sua vida.
"Serão 4 anos de muito trabalho, na ausência do 1º tesoureiro assumo essa responsabilidade, espero me empenhar e me apropriar para dar o melhor para o Instituto. É um desafio muito grande, mas estou pronta para essa nova etapa, o que me deixa feliz, é perceber como as mulheres estão tendo a oportunidade e inclusão na parte da diretoria. Meu objetivo é ser atuante e fazer o meu trabalho da melhor forma possível".

 

 

Isabel Balla.jpg

Isabel Balla foi eleita a 1ª Secretária da Diretoria

 

Isabel Balla que é Agente de prevenção e palestrante do Instituto Vida Nova, foi eleita para 1ª secretária da diretoria, ela nos conta as expectativas para esse novo cargo na Instituição.
"Fiquei muito feliz por ser convidada, isso demonstra minha capacidade e desempenho. Vejo o Instituto Vida Nova com uma missão importante, e essa nova etapa foi uma porta para expandir em todos os aspectos; minha expectativa para essa nova gestão é o crescimento"
Isabel também nos explica a sua função "Nas reuniões sou responsável por redigir relatórios, atas, auxiliando a diretoria do Instituto".

 

 

Eliana.png

Eliane Câmara foi eleita pela 3º vez como Conselheira Fiscal do Instituto Vida Nova


Pela 3º vez consecutiva Eliane Câmara foi eleita como Conselheira Fiscal, apesar da experiência nos conta suas expectativas em fazer parte da nova equipe

"Me sinto lisonjeada em fazer parte da nova equipe do Instituto Vida Nova, apesar de ser eleita pela terceira vez como Conselheira Fiscal , espero avançar nas questões de fiscalização das notas com a mesma rigorosidade que venho trabalhando durante esses anos".

 

 

imagem para capa face.jpg

Assembleia Geral- Instituto Vida Nova Integração Social Educação e Cidadania 

 

Na tarde de sábado (25) foi eleita a nova Diretoria e Conselho Fiscal do Instituto Vida Nova. Com um quadro de pessoas com perfis diferentes incluindo a juventude e com renovação a chapa única apresentada no prazo legal conforme previsto no estatuto da entidade, foi eleita por unanimidade.
Os membros tomaram posse para a gestao até 2023. Na mesma assembleia Sr. Osvaldo Dominicis contador do IVN apresenta os resultados financeiros de 2015 a 2018.

 

fisioterapia.png

A importância e benefícios da fisioterapia

 

A fisioterapia previne e reabilitam pacientes visando manter ou recuperar a saúde sem desconsiderar os aspectos psicológicos e sociais. No Instituto Vida Nova a fisioterapia ocorre todas as terças e quintas- feiras á partir das 09h30 e é indicado para pacientes que tem alguma sequela devido à medicação. 
A fisioterapeuta Gláucia Araújo nos explica que a fisioterapia estimula a independência, faz com que o paciente retorne a ter movimentos, desenvolve a capacidade para lidar com questões e atividades do cotidiano, levando em conta o diagnóstico de cada paciente, as orientações podem variar, para isso é necessário que o paciente passe por uma triagem e que possua guia médica para a realização das sessões. Além dos exercícios indicados para cada paciente, o espaço conta com equipamentos de eletroterapia e analgesia, a fisioterapeuta realiza alongamentos e encaminha para outras atividades disponibilizadas no Instituto Vida Nova.

 

 

O Instituto Vida Nova comemora 19 anos 

 

No dia (05) o Instituto Vida Nova comemorou 19 anos de história, uma organização que têm por missão promover a solidariedade, acolhimento e ações para a melhoria da qualidade de vida para pessoas que vivem com HIV/Aids. São 19 anos anos de histórias e lutas para  promover uma qualidade de vida e integração social.

 

 

CPTM.jpg

O Instituto Vida Nova cria cartaz para passageiros dispostos a conversar no trem sobre

PrEP e PEP 

   Os passageiros geralmente trocam olhares, conversam com desconhecidos, então, é ainda mais comum falar de tudo.

    O cartaz inusitado do Instituto Vida Nova está despertando a "quebrar tabus sobre hiv/aids" nos trens promovendo informação a leitura que pode gerar uma boa conversa sobre a prevenção do HIV.

    A ideia da iniciativa é promover e descentralizar a informação para quem está disposto a interagir e estimular a conversa sobre novas formas de prevenção e acessar os serviços que oferecem a profilaxia para o HIV.

  Centenas de cartaz estão nas 90 estações de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

  O cartaz dará conhecimento a mais de três milhões de passageiros sobre o que é profilaxia pré e pós exposição ao HIV e onde acessar. A CPTM em suas ações contempla a divulgação de assuntos de interesse da comunidade e da Companhia visando ao cuidado técnico e social.  Saiba+https://ividanova.org.br/prep

 

 

massagem quick.jpg

Quick Massagem: benefícios á saúde

 

O Instituto Vida Nova têm diversas atividades, entre elas oferecem a Quick massagem.

A Quick Massagem é uma massagem expressa que é realizada com manobras adaptadas das técnicas orientais Anmá e Shiatsu e tem como foco proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos, esse tipo de massagem é utilizado a medicina natural. 

 

O Massoterapeuta Geraldo Cândido explica que a Quick Massagem combate o estresse, ajuda na circulação sanguínea, reduz a sensação de ansiedade, auxilia em problemas coluna, insônia, depressão, tensão musculares, promove o bem estar e qualidade de vida

As sessões ocorrem todas as quartas-feiras das 08:30 às 14:00, cada sessão dura aproximadamente 15 minutos. 08/05/2019

 

-------------------------------------------------------------
 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL

INSTITUTO VIDA NOVA INTEGRAÇÃO

SOCIAL EDUCAÇÃO E CIDADANIA

CNPJ 03.8557870001-61

 

                             Convidamos os senhores (as) Diretores, Conselheiros, Fundadores, Associados, Funcionários, Voluntários e Colaboradores para a reunião de assembléia geral ordinária, que se realizará no 25 de maio de 2019 na sede social, sita na rua Professor Assis Veloso, 226 Jardim São Vicente, na cidade de São Paulo, às 16 horas em primeira convocação, com a presença que represente, a maioria absoluta dos associados com direito a voto e em segunda convocação, 15 (quinze) minutos após, com qualquer número, com a seguinte Ordem do Dia:

a) Tomar as contas dos Administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras do exercício de 2018;

b) Deliberar sobre o plano do trabalho para o exercício que se inicia;

c) Eleger os diretores e os membros do conselho fiscal;

d) Outros assuntos de interesse geral.

 

Jorge Eduardo Reyes Rodriguez - Presidente

 

São Paulo, 05 de maio de 2019

 

---------------------------------------------------------------
 

 

 

O Instituto Vida Nova recebe o grupo APD- Acompanhante da pessoa com deficiência

 

 

      Na manhã quinta feira (2) o instituto Vida Nova recebeu o grupo APD- Acompanhante de pessoas com deficiências, o programa tem como objetivo apoiar pessoas com deficiência intelectual e a  principal meta é o desenvolvimento pessoal e a capacidade de autonomia.

  A responsável técnica e psicóloga Lavínia realiza atividades para desenvolver habilidades de convivência, locomoção, autoconfiança, autonomia e atenção. A roda de conversa aborda temas do cotidiano de forma simples para que as pessoas consigam participar e interagir em grupo.             Foi realizada uma atividade que tem a temática “adoeser”  como significado a transição do mundo infantil para o adulto, nessa atividade os participantes teriam que reconhecer as fases da vida, com isso aprimora a  capacidade do reconhecimento e as percepções.  

   As equipes do APD ficam nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e são compostas de Psicólogo,  Terapia ocupacional, enfermeiros e os Acompanhante da pessoa com defiência.

IVN.jpg

 

 

Índice de estigma em relação as pessoas com HIV/aids

 

Na manhã desta segunda feira (13) Margarete Preto diretora da ONG Projeto Bem Me Quer aplica questionário de pesquisa junto às pessoas com HIV/aids assistidas pelo Instituto Vida Nova. A pesquisa coordenada pelo UNAIDS e com apoio da ONG Gestos de Recife tem por objetivo coletar dados com índice de estigma em relação às pessoas com HIV/aids no Brasil; no município de São Paulo em torno de 480 pessoas serão pesquisadas. Ao final da pesquisa os dados servirão para o fomento de políticas públicas. 13/05/2018 

Academia Malhação Vida Nova .jpg
geraldo quick massagem.jpg
Academia Malhação Vida Nova .png
Caminhada Solidária Dia Inter Combate a Aids IVN 07.jpg
Fisioterapia.jpg
campanha natal dez 17.JPG
Grupo de convivência Projeto AssisPreve.jpg
Grupo de Adesão aos Medicamentos e Tratamento Projeto Meu Bem Querer.jpg
Canal Vida Nova Com Você.jpg
Oficina Dia do Homem Novembro Azul.jpg
Oficina de comunicação para PVHA.jpg
PALESTRA IST NO SASF JOSE BONIFÁCIO.jpg
Grupo Terapeutico Projeto Meu Bem Querer.jpg
IMG-20181030-WA0018.jpg
ESTÉTICA FACIAL 2ª AULA X (1).jpeg
info 2ª turma GIF.gif
instituto vida nova.jpg
IMG_20190418_105418316_HDR.jpg
IMG_20190403_122020658_BURST000_COVER.jpg

 

Prática de atividades físicas proporciona bem estar e minimizar efeitos colaterais dos antirretrovirias.

Turmas de 2ª, 4ª e 6ª feiras  das 8h30 às 12h

 

         

Quick Massagem - Auriculoterapia

Atividade complementar para relaxar e aliviar as dores musculares.   Sessões todas as quartas feiras  - Das 8h30 às 14h 

       

 

 

Hidroginástica - Atividade Complementar 

Turmas de 2ª, 4ª e 6ª feiras - Das 8h30 às 12h

 

 

 

 

 

Dia Internacional de Luta Contra a Aids

1º de Dezembro  - "Caminhada Solidária" - mobilização social  

 

           

Fisioterapia  - Sessões Turmas de 3ª e 5ª feiras 

Das 8h30 às 12h30

 

 

           

 

Campanha de Natal para crianças de 0 a 10 anos 

 Madrinhas e Padrinhos contribuem com a sacola de nataldoando  (roupa, calçado, brinquedo e panetone)

 

 

Grupo de Convivência e

Festa dos aniversariantes do mês 

Sempre ao 4º sábado do mês - Das 17h00 às 20h 

 

 

 

 

Grupo da terceira idade _ GTI

Quinzenal as  quinta feira do mês  - 

Das 9h00 às 11h00

 

 

Canal Vida Nova Com Você

Youtube #vidanovacomvoce

 

Entrevistas, informações sobre saúde, ativismo, controle social, direitos humanos e entretenimentos.

 

 

Dia da Beleza   Homem e Mulher - Atividade pontual Valorização da autoestima  e promoção do ser humano

 

 

Oficinas de Adesão ao tratamento, Lipodistrofia, Nutrição Indetectável = Intransmissível   

Atividades pontuais a cada quatro meses 

 

 

 

Palestra & Consultoria

Infecções Sexualmente Transmissível (IST) e HIV/aids  /   Tuberculose  /  Controle Social 

Consultoria para 3º Setor  

 

 

Atendimento psicológico 

 

Segundas e quartas feiras

Das 8h30 às 15h00

 

 

 

 

Ações Preventivas - HIV / IST / Câncer de Mama  Hepattites   / Tuberculose 

 

Atividade pontuais 

 

 

Curso de Informática, Estética Facial e Alongamento de Cílios

Qualificação profissional 

 

 

Curso de Informática 

Em breve novas turmas 

 

 

 

 

Intercâmbio

Delegação da Africa  

Reconhecimento e troca de experiências 

 

 

 

Novidade ! 

Grupo da Terceira  Idade 

Troca de experiências em pessoas acima dos 50 anos de idade 

 

 

 

Saúde Mental - Assistência Psicológica 

Terças e Quintas feiras das 9h às 14h 

 

 

WhatsApp Image 2019-07-05 at 10.22.29.jpeg

 

Conferência Estadual da Saúde

 

Nos dias 28 a 30 de junho as agentes de prevenção Isabel Balla e Ariana Wruck do Instituto Vida Nova participaram da Conferência Estadual de Saúde em Serra Negra, que teve como objetivo a discussão e aprovação de “Estratégias” Estaduais, no Plano Estadual de Saúde 2020/2023.

A conferência abordou temáticas sobre diretrizes a respeito da saúde, defesa dos SUS, atendimentos direcionados. Além de Consolidar a Rede de Cuidados em Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais em todas as regiões de Saúde do Estado de São Paulo, fortalecer a participação social na gestão, planejamento e monitoramento da política do SUS para as Infecções Sexualmente Transmissíveis e aids. As propostas que avançaram na discussão serão encaminhadas para Brasília.

 

A Conferência Estadual de Saúde de São Paulo teve por objetivos:

I - implantar da Agenda 2030 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organizações das Nações Unidas (ONU) como promotora de equidade;

II – reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para a garantia da saúde como direito;

III – mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito a saúde e em defesa do SUS.

 IV – fortalecer a participação e o controle social no SUS;

V – avaliar a situação de saúde e participar da construção das diretrizes para instrumentos de planejamento do SUS;

VI – conferir os impactos nos acertos e desacertos das Conferências de Saúde no SUS;

VII- assegurar a regionalização, hierarquização, participação social e diretrizes para prevenção, promoção e proteção à saúde.